ATELIER MUTIRÃO DE CULTURA

ATELIER MUTIRÃO DE CULTURA

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


21.12.2012 - 20h12

Fórum Estadual de Cultura discute gestão e regimento para regulamentar ações

     Nos dias 19 e 20 de dezembro a Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) realizaram o Fórum Estadual de Cultura, em Gravatá. Produtores Culturais, representantes de prefeituras de todo o estado, do MINC, além do secretário de cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, e parte de suas equipes estiveram presentes no encontro que discutiu o fortalecimento da cultura enquanto política pública, os avanços da gestão e os próximos desafios.
     O Fórum teve ainda como um dos principais objetivos aprovar o Regimento que irá regulamentar as atribuições e o funcionamento das comissões regionais setoriais de cultura. O Regimento foi lido, revisado e discutido, onde os participantes fizeram suas considerações e modificações foram feitas ao longo do encontro.
     Durante 8 meses, a Diretoria de Articulação Institucional realizou planejamento estratégico da Secult-PE em parceria com os gestores municipais de cultura, o MINC e as comissões setoriais e regionais de cultura. “Foi um trabalho gigantesco, cansativo, mas valeu e hoje viemos socializar o resultado deste trabalho com os parceiros”, disse o diretor de articulação da Secult-PE, Claudemir Souza. Os Fóruns Regionais de 2013 serão realizados no 1º semestre.
     Nos próximos anos, a gestão trabalhará com foco nos temas de maior interesse do segmento cultural em Pernambuco. São 11 os principais temas apontados pelo planejamento: adesão do estado ao Sistema Nacional de Cultura, política de formação, valorização da cultura, programas de fomento, criação de espaços e equipamentos culturais, criação das gerências regionais de cultura, editais regionalizados, agilidade nos pagamentos, melhorar a comunicação, planejamento das ações e eficiência e eficácia na execução das políticas públicas de cultura.
     Para o secretario de cultura de Pernambuco, Fernando Duarte, a aprovação do Regimento que passa a regulamentar as atribuições e funcionamento das Comissões Regionais de Cultura, que são instâncias integrantes da estrutura da Política de Cogestão da Secult-PE, é fundamental para aprimorar o espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade civil. “Esse é um processo de construção muito forte, existem questões que estão sendo discutidas e resolvidas durante essas reuniões com as comissões. É preciso aglutinar as propostas e implementar as ações”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário