ATELIER MUTIRÃO DE CULTURA

ATELIER MUTIRÃO DE CULTURA

quinta-feira, 29 de março de 2012

Copa do Mundo de 2014 MinC apresenta ações que serão desenvolvidas antes e durante o Campeonato Mundial de Futebol

Copa do Mundo de 2014

MinC apresenta ações que serão desenvolvidas antes e durante o Campeonato Mundial de Futebol
Dirigentes e gestores de estados e municípios que abrigam as cidades-sede da Copa do Mundo FIFA estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (27/3), no auditório Guimarães Rosa, no edifício-sede do Ministério da Cultura, em Brasília, para conhecer as atividades que a pasta planeja realizar durante o período que antecede o campeonato e também ao longo do torneio. Ao todo, serão 25 ações definidas com base nos debates, diretrizes e eixos propostos pela Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social. Durante o encontro, também houve a apresentação da marca do programa Cultura na Copa e do projeto Arenas Culturais.
A secretária-executiva adjunta do Ministério da Cultura, Renata Monteiro, destacou o processo de parceria para a construção das ações e a importância das cidades adotarem a marca do programa. “As ações que estamos apresentando aqui não são propostas exclusivas do MinC, surgiram das contribuições realizadas nas reuniões da Câmara Temática. Desse modo, é importante que todas as cidades adotem a marca do programa nas suas ações, para demonstrar que fazemos parte do mesmo conjunto”, conclamou Renata Monteiro.
Propostas
As ações propostas compreendem o lançamento de editais, exposições, fóruns de debates, dentre outras, e serão realizadas em parceria com a maioria das instituições vinculadas ao Ministério da Cultura. “Um dos nossos desafios é a qualificação para essas atividades, pois o MinC não pode ser apenas um catalisador de eventos. É óbvio que investiremos em programação cultural, mas iremos além, ao propor ações que deixem um legado cultural importante para nosso país”, afirmou a assessora especial do MinC e coordenadora do programa, Morgana Eneile.
Na área do audiovisual estão previstas ações como a digitalização do acervo do Canal 100, criação de aplicativos mobile que tenha o futebol como tema e a criação de um centro de mídia audiovisual que auxilie produtoras e emissoras internacionais na produção de conteúdo. No âmbito da diversidade cultural está prevista a realização da exposição “Brasil Diverso”. No que diz respeito à economia criativa, serão criados os Criativas Birôs, escritórios com estrutura para dar suporte técnico aos profissionais e empreendedores que atuem no campo criativo nas cidades-sede. Além dessas, também há ações nos campos das artes, livro e leitura, cultura afro-brasileira, museus e patrimônio.
Arenas culturais
Ao longo da apresentação foi anunciado ainda o lançamento do edital do concurso arquitetônico para a seleção de projeto para a construção das arenas culturais, previsto para acontecer na primeira quinzena de abril . Esses espaços coletivos serão destinados à convivência e fruição de conteúdos culturais baseados em quatro focos: Brasil diverso, Brasil audiovisual, Brasil criativo e Brasil das artes.
A seleção dos projetos executivos será realizada em duas partes. A primeira realizada por comissão julgadora que escolherá três propostas para receber valores de R$ 25 mil, R$ 15 mil e R$ 10 mil, conforme a colocação em primeiro, segundo ou terceiro lugares, respectivamente. Após essa fase, uma votação pela internet vai definir qual será o projeto executivo vencedor em primeiro lugar. O escolhido terá sua proposta contratada. “É importante ressaltar que as arenas culturais não serão apenas locais de entretenimento, mas espaços em que o país possa se mostrar ao visitante em toda a sua diversidade”, ressaltou Morgana Eneile.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário