Com patrocínio da Petrobras e apoio institucional das prefeituras de Olinda e Recife, o festival pretende tornar as duas cidades em espaços cênicos para as atividades do evento. Dança, música, teatro, performances, vídeo e expressões de rua vão criar pontes e cumplicidades entre o público e artistas de Olinda, Recife, Natal, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina, Espanha, França, Benim e Moçambique. Praças, mercados, ruas e monumentos auxiliam no processo de inserir a dança e outras culturas corporais na arquitetura da cidade. Parte da proposta é refletir sobre questões vinculadas à história, preservação e memória.
Um dos destaques da programação do domingo (27/10) é o espetáculo “MY POGO”, da companhia francesa Fabrice Ramalingom. A apresentação será às 17h, em palco montado no Alto da Sé, em Olinda.
A atual configuração do Cena CumpliCidades traduz-se em plataforma interativa e transversal entre artes, artistas, produtores, instituições, projetos e eventos. Juntos, esses sujeitos criam uma sinergia que beneficia a coletividade. Assim, o evento acolhe manifestações peculiares aos centros urbanos, como dança de rua, parkour, capoeira e práticas do Tai Chi Chuan, Chi Kung, meditação e alimentação viva. Atividades para crianças e ateliês abertos também integram as ações.
O festival reconhece nessas expressões um potencial estético espontâneo e implicações nas esferas arquitetônica, política, transgressiva, contracultural e sustentável, apontando para o conceito das slow cities. O 6º Cena CumpliCidades também tem como apoiadores o Consulado Geral da França no Brasil, a Embaixada da França no Brasil, a Cinemateca Francesa, o Institut Français, a Aliança Francesa Recife, o Instituto Cervantes Recife e a AC/E – Acción Cultural Española."
http://agendaculturaldorecife.blogspot.com.br/2013/10/cena-cumplicidades-2013-abraca-olinda-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário